| Ler para Ser

Há palavras.. ( 8ºC) .

Há palavras.. ( 8ºC) .

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

 Na disciplina de Língua Portuguesa, lemos e estudámos o conto « Arroz do Céu ».  Foi solicitado aos alunos uma entrevista, género jornalístico estudado no trimestre anterior,  ao Limpa-vias, protagonista da acção do conto. 
A entrevista aqui exposta resulta de uma compilação de perguntas e respostas feitas por vários alunos das turmas  A e C do 7º ano.


 Estamos aqui para entrevistar um emigrante que esteve vários anos no estrangeiro, mais propriamente,nos Estados Unidos da América, a trabalhar em Nova Iorque. Como  nos pediu anonimato, não revelaremos a  sua identidade. Vamos, pois, tratá-lo por limpa-vias.

Entrevistador: Sr, limpa-vias, o que o levou a emigrar para o estrangeiro?
 Limpa-vias: Bom, a vida aqui, na Lituânia,  há uns anos atrás era muito difícil. Não conseguia arranjar  trabalho que  me permitisse  sustentar a minha família e proporcionar-lhes umas boas condições de vida. Então, a solução foi sair do meu país.

Ent_ Foi uma solução difícil ?

LV: Claro que foi, partir  sozinho, deixar a mulher, filhos  pequenos e pais é muito doloroso.

Ent:  Antes de sair,  teve algum trabalho?

LV: Sim, trabalhei na construção civil, na agricultura... mas era tudo muito incerto !

Ent: Como foi para a América ?

LV: Fui num paquete daqueles transatlânticos...ia cheio de europeus: italianos, russos, ucranianos, etc.

Ent: Que profissão exerceu lá ?

LV: Como não tinha grandes habilitações literárias,  trabalhei como varredor do metro, em inglês subway.

Ent: Gostava desse trabalho?

LV:  Que remédio... olhe não sabia falar inglês, não tinha estudos, portanto tive aceitar e depois o arroz, que eu inicialmente pensava que vinha do céu, dava-me um jeitão.  É  que  três meses depois a minha mulher e os meus filhos vieram viver comigo. Não havia muito dinheiro para gastar.



1 comentários:

Anónimo disse...

O Blog esta muito interessante, fixe por ter jogos, videos, contos e muitas curiosidades.

Boa Sorte para o Blog!!!!!!!!!!!!!!!

A turma do 7ºC deve ser muito aplicado e estudiosa.
Força o 7ºC!!!!!!!! xD

Enviar um comentário

Me Gusta Leer

A propósito de Poesia...

Visita ao Museu Romântico no Porto

Análise de Cartazes Publicitários

Maçã - 8º A

Maçã - 8º A

Vídeo do conto « Arroz do Céu», de José Rodrigues Miguéis.

Conto de Natal

Fábulas Ilustradas

Contos Populares

Literatura Tradicional

A Fábula « A Cigarra e a Formiga » da Walt Disney