Excerto Descritivo de « A Menina do Mar» | Ler para Ser

Há palavras.. ( 8ºC) .

Há palavras.. ( 8ºC) .

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Excerto Descritivo de « A Menina do Mar»

Descrição de uma casa e de uma praia

« Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lírios brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas.
Nessa casa morava um rapazito que passava os dias a brincar na praia. Era uma praia muito grande e quase deserta onde havia rochedos maravilhosos. Mas durante a maré alta os rochedos estavam cobertos de água. Só se viam as ondas que vinham crescendo do longe até quebrarem na areia com barulho de palmas. Mas na maré vazia as rochas apareciam cobertas de limo, de búzios, de anémonas, de lapas, de algas e de ouriços. Havia poças de água, rios, caminhos, grutas, arcos, cascatas. Havia pedras de todas as cores e feitios, pequeninas e macias, polidas pelas ondas. E a água do mar era transparente e fria. Às vezes passava um peixe, mas tão rápido que mal se via. Dizia-se «Vai ali um peixe» e já não se via nada. Mas as vinagreiras passavam devagar, majestosamente, abrindo e fechando o seu manto roxo. E os caranguejos corriam por todos os lados com uma cara furiosa e um ar muito apressado.
O rapazinho da casa branca adorava as rochas. Adorava o verde das algas, o cheiro da maresia, a frescura transparente das águas. E por isso tinha imensa pena de não ser um peixe para poder ir até ao fundo do mar sem se afogar. E tinha inveja das algas que baloiçavam ao sabor das correntes com um ar tão leve e feliz.»
                                                           in A  Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen

  • Queres ler  a continuação da história ? Clica aqui . Aconselho-te a releitura  d' O Cavaleiro da Dinamarca.

0 comentários:

Enviar um comentário

Me Gusta Leer

A propósito de Poesia...

Visita ao Museu Romântico no Porto

Análise de Cartazes Publicitários

Maçã - 8º A

Maçã - 8º A

Vídeo do conto « Arroz do Céu», de José Rodrigues Miguéis.

Conto de Natal

Fábulas Ilustradas

Contos Populares

Literatura Tradicional

A Fábula « A Cigarra e a Formiga » da Walt Disney