outubro 2011 | Ler para Ser

Há palavras.. ( 8ºC) .

Há palavras.. ( 8ºC) .

sábado, 22 de outubro de 2011

Tintin em Lisboa

Entre os dias 24 de Outubro e 5 de Novembro, decorrerá nas Galerias Saldanha Residence, em Lisboa, a exposição “Tintin em Lisboa”, que estará patente ao público entre as 10h00 e as 23h00. As aventuras de Tintin vão ser revividas através de uma exposição de peças diversificadas de coleccionadores que integram o universo deste personagem, desde as primeiras pranchas, a livros, edições especiais, carros, figuras, cartas, colecções em cerâmica, miniaturas, entre outros objectos. No âmbito da Exposição, o Saldanha Residence irá promover um conjunto de actividades lúdicas e culturais, incluindo a realização de uma Tarde Cultural ao fim-de-semana (dia 29) , na qual os fãs e seguidores da obra de Hergé poderão participar na Tertúlia conduzida por diversos especialistas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BD na aula de Português....





Os alunos do 8º C leram banda desenhada numa aula de 90 minutos, dedicada à leitura autónoma e recreativa, no âmbito do PNL..  De entre uma lista de sugestões, os alunos escolheram uma. Após a leitura, foi-lhes pedido um texto com  impressões:

O livro que eu li narrava alguma das missões do detetive Dirty, do seu cão Bullet e, mais tarde, do seu ajudante Flan.
Dirty, a personagem principal da história,é um detetive da cidade de Nova Iorque. Ele e o seu cão resolvem os casos policiais de uma forma divertida. A passagem que eu mais gostei foi  quando Dirty, Bullet e Flan entraram numa loja e disseram que estava uma bomba lá dentro, tendo, por isso de evacuar o edifício. Tudo isso apenas para poderem tirar  algumas  roupas...
A  minha PERSONAGEM FAVORITA foi o Dirty, pois é um detetive fora do comum, resolvendo os casos com muito humor !   ( Ana Margarida Lopes, nº1 - 8º C )

A BD que eu li  pertence à coleção Astérix e intitula-se Asterix e Latraviata.  A AÇÃO  começa com o aniversário de Astérix e Obélix, com  as mães a ir à aldeia onde eles viviam.Como presente, dão-lhes um capacete, a um, e um gládio, a outro. Em Condate, os pais ficaram em apuros, pois o gládio e o capacete eram de Pompeio, um dos maiores inimigos de Júlio César, que preparava um ataque. Mas para poder fazer o ataque, Pompeio precisava de reaver o capacete e o gládio. Para isso, mandou uma atriz, chamada Latraviata, disfarçada de Falbala, que tinha ficado amnésica. Ao recuperar os objetos, Latraviata decide voltar a Condate. Astérix e Obélix, preocupados com os  pais, vão também . No caminho, encontram a verdadeira Falbala, que os avisa que os seus pais correm perigo.Depois de várias peripécias, das quais saem heróis, os nossos amigos Astérix e Obélix,  salavando os seus progenitores, aparece o imperador Júlio César que manda prender o vilão Pompeio.  A passagem que mais gostei foi a descrição da magnífica organização romana.     ( José Batista,nº 9 - 8º C)

Astérix  - Os Louros de César
O chefe de uma aldeia gaulesa, que resistia às tropas romanas, viaja com os seus dois guardas de honra até Lutécia, pois a sua mulher queria visitar a mulher. Depois do jantar , e já com uma bebedeira, o chefe gaulês aposta com o marido da cunhada em como na sua aldeia havia um guisado temperado com louros da coroa de César.Cabe a Astérix e a Obélix irem a Roma buscar a coroa de louros de César. Chegam, então, a Roma, e entregam-se numa loja de escravos, onde era costume o imperador César passar a comprar escravos. Mas, por engano, foram vendidos a uma família nobre. Então, tratam de fugir, mas são apanhados e levados a tribunal, Pedem para ser condenados às feras, pois  Júilo César iria estar presente.. Mas ele não aparece. Tornam a fugir e juntam-se a um bando de saqueadores. Aí têm a notícia de que , no dia seguinte, iria haver um grande desfile onde o imperador iria estar presente.  .......

 No livro Astérix e o Legionário, Astérix e Obélix foram caçar para a mata e, quando regressavam à aldeia, Obélix viu Falbala e ficou toatalmente apaixonado por ela.Só que o coração de Falbala já tinha dono: era um jovem gaulês, de nome Tragicomix, que tinha sido preso. O jovem gaulês conseguiu enviar uma carta à sua noiva para a informar que foi enviado para África tendo sido alistado, à força, no exército de Júlio César em guerra com Cipião, o Africano.
Para salvar Tragicomix, Astérix e Obélix alistam-se no exército romano. Chegados ao acampamento de César iniciam as buscas sem sucesso, até que um espião gaulês lhes informa que Tragicomix se encontra prisioneiro do exército de Cipião. Os dois gauleses deslocam-se até ao acampamento inimigo e conseguem resgatar Tragicomix.   ( Rodrigo, 8º C)

Tintin na Ilha Negra

Tintin preparava-se para dar  um passeio no parque com o seu cão, Milou, quando ouviu um ruído de um avião, que parecia estar com avaria. Aproximou-se para oferecer ajuda, mas foi recebido com dois tiros, caindo ferido no chão. Quando estava hospitalizado, os irmãos detectives  Dupond e Dupont foram visitá-lo receberam  uma chamada a dizere que tinham de partir para Eastdown devido à queda de uma avião sem matrícula. Tintin começou   percebeu imediatamente que este avião era o que ele tinha visto. Fugiu do hospital e apanhou o comboio que ia para Eastdown. Por coincidência,  os Dupond e Dupont também eram passageiros... Entretanto,  Tintin foi acusado de roubar uma carteira a um senhor, que era cúmplice dos bandidos do avião. Então, os gémeos detetives prendem-no, mas Tintin   faz um acordo com eles: deixavam-no descobrir os  bandidos e , depois, poderiam prênde-lo!
Seguem-se, então, várias aventuras e peripécias. Encontrou-os finalmente  na ilha negra, que era desabitada  por causa de um gorila, que comia pessoas. Nesta ilha, havia um grupo de criminosos que falsificavam dinheiro. Final: os criminosos foram presos e o gorila foi para um jardim zoológico.
        Laura Silva, 8º A
         Gabriela Costa, 8º C

Me Gusta Leer

A propósito de Poesia...

Visita ao Museu Romântico no Porto

Análise de Cartazes Publicitários

Maçã - 8º A

Maçã - 8º A

Vídeo do conto « Arroz do Céu», de José Rodrigues Miguéis.

Conto de Natal

Fábulas Ilustradas

Contos Populares

Literatura Tradicional

A Fábula « A Cigarra e a Formiga » da Walt Disney