OS Descobrimentos no tempo de D. Manuel | Ler para Ser

Há palavras.. ( 8ºC) .

Há palavras.. ( 8ºC) .

domingo, 21 de abril de 2013

OS Descobrimentos no tempo de D. Manuel

Os Descobrimentos no tempo de D. Manuel


No tempo de D. Manuel I já se tinham descoberto os arquipélagos da Madeira, Açores, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe. Os navios portugueses tinham navegado ao longo de toda a costa ocidental da África. Bartolomeu Dias dobrara o Cabo da Boa Esperança, Pêro da Covilhã chegara à Etiópia. Neste reinado, os portugueses efetuaram grandes viagens até à Índia, ao Brasil, à China e fizeram conquistas na Arábia e na Pérsia. Para mostrar bem o seu poder D. Manuel usava um título significativo « Rei de Portugal e dos Algarves de aquém e de além mar em África, senhor da conquista, navegação e comércio da Etiópia, Índia,. Arábia e Pérsia»

A Viagem de Vasco da Gama

No dia 8 de Julho de 1497 partiu de Lisboa uma armada composta por três naus, S. Rafael, S. Gabriel e Bérrio, mais uma naveta para mantimentos.~
O capitão-mor da armada era Vasco da Gama, que completara 28anos. O rei D. Manuel confiara-lhe a  missão de  descobrir o caminho marítimo para a Índia. Como  já se conhecia a passagem do Oceano Atlântico para o oceano Índico, era necessário encontrar o resto do percurso. Vasco da Gama cumpriu a missão. Ancorou diante da cidade de Calecute no dia 20 de maio de 1498. Foi portanto uma viagem longa e cheia de peripécias. Mas valeu a pena! Além da glória de ser o primeiro a ligar a Europa à Ásia por mar, inaugurou uma rota que enriqueceu o país em todos os sentidos. Os portugueses nunca mais pararam de andar para cá e para lá, transportando consigo  produtos para comerciar, notícias, usos e costumes, saberes. experiências. Alguns anos depois o mundo já não era o mesmo!

Depois das viagens de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, passaram a partir para a Índia uma ou duas armadas por ano.
O comércio com os indianos era de facto muito rendoso, mas como os árabes tudo faziam para afastar os portugueses, D: Manuel decidiu enviar soldados bem armados para conquistarem terras e protegerem os comerciantes. Depois, verificou que precisava de ter na Índia alguém que o representasse, um vice-rei. O primeiro a ser nomeado foi D. Francisco de Almeida, que organizou muito bem a proteção aos navegadores portugueses que circulavam no oceano Índico, fez algumas conquistas e construiu quatro fortalezas.
Mas o grande conquistador do Oriente foi Afonso de Albuquerque. Tomou a ilha de Sacotorá, as cidades de Calaiate, Curiate, Mascate e Ormuz no Golfo Pérsico, Goa, na Índia, e Malaca na península da Malásia.


0 comentários:

Enviar um comentário

Me Gusta Leer

A propósito de Poesia...

Visita ao Museu Romântico no Porto

Análise de Cartazes Publicitários

Maçã - 8º A

Maçã - 8º A

Vídeo do conto « Arroz do Céu», de José Rodrigues Miguéis.

Conto de Natal

Fábulas Ilustradas

Contos Populares

Literatura Tradicional

A Fábula « A Cigarra e a Formiga » da Walt Disney